quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Antônio Balduíno entrou para a estiva no lugar de Clarimundo que o guindaste matara.


"Para ajudar o filho de Lindinalva o negro Antônio Balduíno entrou para a estiva no lugar de Clarimundo que o guindaste matara. Ia ter uma profissão, ia ser escravo da hora, dos capatazes, dos guindastes e dos navios. Mas se não o fizesse só lhe restaria entrar pelo caminho do mar. As sombras enormes dos guindastes aparecem no mar. E o mar verde e oleoso chama o negro Antônio Balduíno. Os guindastes fazem escravos, matam os homens, são inimigos dos negros e aliados dos ricos. O mar faz libertos. Será um mergulho só e terá tempo para soltar sua gargalhada. Mas Lindinalva acariciou sua cabeça e pediu que ele tomasse conta do seu filho." (Jubiabá, de Jorge Amado, cap. Guindastes)

Comentários sobre o capítulo Guindastes:
1. Caíque - "Trata do sofrimento de Lindinalva e sobre o amor de Baldo por ela, encoberto por um leve sentimento de raiva ou vingança. Deixou a condição de negro livre para trabalhar e cuidar do filho de Lindinalva. "
2. Cliton - Baldo ao ver Lindinalva não a reconhecia mais, e percebeu no que ela tinha se transformado. O compromisso de Baldo nos cuidados com Gustavinho. Do contrário ele teria se suicidado.
3. Rafaela - Balduíno tornou-se algo que não queria para si a fim de sustentar um filho que não era dele. Tudo isto por amor.
4. Bia - Baldo afirmava que as pessoas que trabalhavam eram escravas e quando ele começa a trabalhar ele entendeu que isto é só um obstáculo para conquistar seu objetivo.


Clinton Coelho.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

A melancolia de Baldo nas festas da Bahia!!!


"Na terceira vez disse que o sargento não podia continuar dançando. O sargento empurrou Seu Juvêncio. Antônio Balduíno se meteu, apoiando Seu Juvêncio, derrubou o sargento que saiu desmoralizado, ameaçando. Depois foi beber uma cerveja com o secretário. Mas não é que o sargento voltou com uma turma de soldados? E saiu um barulho feio. Foi uma pancadaria medonha. Houve quem se trancasse na latrina e até tiros os 171 soldados dispararam. A festa acabou com cabeças quebradas e gente na cadeia. Antônio Balduíno conseguiu escapar."
(Jubiabá, de Jorge Amado, cap. Criouléu) 

Comentário: este foi o trecho destacado na aula de hoje - foi muito engraçado!!rssrsrs

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Decepções

"Decepções: muitos são causadores delas,porém também sofrem por causa delas." Clinton C. Cordeiro, 27 de outubro de 2012

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

A visão do preguiçoso

Sobre a aula de hoje posso dizer que a luta pela vida, através da experiência de Antônio Balduíno, foi boa de ler.

Ednei Santos

Ideia central do cap. 16 de Jubiabá.

No cap. 16, FUGA, em Jubiabá, mostra o quê a fome é capaz de fazer com uma pessoa. A fome e a adrenalina são capazes de enlouquecer uma pessoa. Baldo estava enlouquecendo.

Adolfo Lopes.