quinta-feira, 16 de maio de 2013

Manhã de Autógrafos com o Lançamento da Coletânea de Textos Cadmistas 2012 - 4ª Edição.

Escritores cadmistas com o Prof. Jayme Ribeiro e Prof.ª Rita Fortuna.
Escritores da esquerda para direita: Clinton Coelho, Caíque Nascimento, Bia (aluna do Cadmo), Henrique Reis, Gleidson Alves, Abdias Augusto, Auremita Almeida e Marco Antônio

Escritores cadmistas com a Prof.ª Rita Fortuna que foi a nossa mestre de cerimônia.
Detalhe importante na foto: uso das Tecnologias - o evento foi transmitido ao vivo via blog

“É muito, dirão todos. Isso não será possível nem realizável. Em vez de bacharéis, queremos pedir à escola a formação, em série, de pequeninos Sócrates”. Estas foram palavras de Anísio Teixeira ao defender a sua filosofia de educação. Muitos críticos poderão reagir intensamente ao Projeto Cadmo. Mas este projeto tem demonstrado nos últimos anos que a ideia da Escola Ativa de Anísio é possível. A Escola Parque é viável mesmo enfrentando as resistências do caminho.

Além de acreditar na eficiência do princípio da formação integral em Anísio Teixeira, o Projeto Cadmo também se orienta através dos conceitos de liberdade em Alexander Neill e de criatividade em Domenico De Masi. Integralidade, Liberdade e Criatividade tornaram-se os alicerces teóricos do projeto, sem os quais os estudantes envolvidos não conseguiriam realizar a proeza de escrever um livro. Como criar sem liberdade? Como pensar sem criatividade? Como viver sem integralidade? Em Cadmo tudo isto é possível...

A Coletânea de Textos Cadmistas 2012 é o quarto livro publicado pelo projeto, e não menos importante. Os autores desenvolveram textos de memórias, poemas, aforismos, conto e mangá. Nesta edição o leitor encontrará textos carregados de uma atmosfera ácida e sombria em razão da crítica lançada sobre a nossa realidade. Aqui você irá se confrontar com os poemas sociais de Marco Antônio, Clinton Coelho e Caíque Nascimento. Neste conjunto poético houve espaço também para os poemas que falam do coração. Em Memórias de São Roque configura-se um texto memorialista, com as lembranças da infância de Auremita Almeida, recuperando as histórias que ela ouvia antes de dormir. Este retorno ao passado é cheio de nostalgia, e não menos melancólico. Faz rir, chorar, mas faz pensar...

No mangá de Henrique Reis temos a linguagem dos HQs japoneses acompanhada de um significado misterioso ao reunir uma personagem sedutora que sintetiza o não dito que move o mundo.

No único conto da Coletânea levará o leitor a uma história eletrizante que trata da lógica do poder em mundo mágico imperceptível aos olhos do senso comum. Os personagens ensinam sobre simbologia histórica e cristã.

Prof. Jayme Ribeiro

Exposição das 4 Edições das Coletâneas de Textos Cadmistas

Convidados e plateia prestigiando o evento

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Lançamento da Coletânea Cadmista 2012!


A Escola Parque e o Projeto Cadmo convidam para a Manhã de Autógrafos do livro Coletânea de Textos Cadmistas 2012:




O livro foi escrito pelos alunos do Projeto Cadmo. Os autores desenvolveram textos de memórias, poemas, aforismos, conto e mangá. Esta será a quarta edição dos textos cadmistas e desejamos compartilhar esta experiência e realização com vocês!

Data: 15 de maio de 2013.
Hora: 10h
Local: Teatro da Escola Parque - end. Rua Saldanha Marinho, 134 – Caixa D’Água.

Esta será a IV Coletânea Cadmista!

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Saga de Licks Aboutchele.


O lançamento da quarta Coletânea de Textos Cadmistas está chegando, e graças a deus, este é o segundo ano que eu, Gleidson Alves, participo do projeto, este ano eu irei continuar com a história do gênio Licks Aboutchele, mas desta vez vou pregar algumas peças no leitor, é o seguinte: no primeiro livro, Licks e o Segredo da Vida, eu estava um pouco (muito), desorientado. Acabei contando uma história de 558 anos em três minúsculos capítulos, depois fui narrando o resto da história, mas também de modo corrido...

Licks e o Segredo da Vida
O livro começou falando sobre o escritor John Aboutchele, que não mais conseguia escrever e por isso teve de se mudar para a Itália com sua adorável esposa, Luzia Aboutchele. John fica encantado com um simples fato cientifico que acontece à sua frente, e começa a escrever sobre magia e seres mágico. Num certo dia, ele se vê no meio de sua criação e percebe que tudo aquilo se tornou real. Os anos se passam e eles têm gêmeos, mas um grande fator tem que separar um dos garotos de seus pais. Larry, teve que ser levado por Dowmo, por que era mal, um feitiço que foi lançado sobre eles, recaiu apenas sobre Larry. Licks continua sendo cuidado por seus pais, reis de Dreamtown, a terra mágica que eles moravam. Na história apareceram muitos vilões e batalhas, numa delas os pais de Licks morrem e ele tem que assumir o trono e cuidar de sua pequena irmã. entre indas e vinda, ele se envolveu com muitas mulheres, inclusive uma humana, que ele transformou em gênio, mas foi traído e se envolveu num grande escândalo que lhe custou a coroa, mas fez ele conhecer uma pessoa maravilhosa. July, sua advogada, se envolve com ele mas os dois terminam para Licks casar-se com Flávia, uma grande amiga de infância, nesse intermédio, Aída havia assumido o lado do mal, ela era assessora dos antigos reis, mas sumiu depois de suas trágicas mortes. Licks passa por grandes dificuldades para recuperar o trono, mas consegue. Um tempo depois, Licks irá encontrar uma relíquia muito poderosa que trará seu pai de volta à vida.
Para ler o livro em E-book, clique aqui.
Licks e a Caça às Bruxas

Com a volta de John, em meio a uma guerra, Licks terá que proteger, seu pai e todo o reino das garras do mal. Mas um ato inesperado irá por tudo em risco. Durante uma invasão ao Palacedream, uma das grandes relíquias da magia é roubada por Aída, o Santo Graal. Ele é responsável pelo equilíbrio da magia. Daí. todos os responsáveis pela magia mundial terão que correr contra o tempo para recuperar o Graal e manter a magia à salvo, mas para isso, terão que enfrentar uma longa caça à bruxa Aída Obrihã , e se prepararem para as surpresas que terão por este doloroso caminho.