quinta-feira, 3 de abril de 2014

Descaso, descaso e mais descaso.





Oi gente, sou nova aqui. Então antes de tudo vou me apresentar. Sou Angelis Freitas, e ao contrario da maioria dos autores desse blog moro no interior da Bahia, Serrinha, a famosa capital da vaquejada.

Exatamente por estar distante dessa turbulenta e movimentada realidade da cidade grande percebo o descaso com que são tratados os setores que sustentam a nossa sociedade e permitem (ou ao menos deveriam permitir) uma vida digna aos cidadãos brasileiros. Com isso depois de muito pensar sobre o que escreveria resolvi fazer uma mini lista dos pontos que pra mim estão em situação crítica de descaso.

Em primeiro lugar a Educação. Por que a Educação? Não seria mais importante a Saúde? Mas me responda como formar médicos sem professores? A Educação no Brasil é caótica. A cada dia a população diminui sua confiança no ensino público; o governo oferece condições precárias para o trabalho dos professores (falta de infraestrutura, escassez de materiais para o trabalho, além do baixíssimo salário), e isso com toda certeza desestimula os professores. Esses por sua vez desestimulados conformam-se a dar aulas medíocres desestimulando assim os alunos.

Montagem de escolas públicas do estado de Goiás (foto: G1)

Segundo, Saúde. Será que alguém no mundo ainda não reconhece a importância da saúde pública? Parece impossível, mas acredite, porque "Não se faz copa do mundo com hospitais", não é mesmo, Ronaldo? Comentários como esse mostram claramente o descaso com que a Saúde é tratada no nosso país. O Brasil se "gaba" lá fora por ter um dos melhores projetos de saúde pública do mundo, o SUS, mas nós brasileiros sabemos o quão diferente é esse projeto na prática. Os hospitais não possuem leitos suficientes, os equipamentos por vezes estão quebrados, a higiene é precária, e faltam médicos. Depois de muitos protestos envolvendo esse tema o governo federal apresentou à população um projeto que seria a "solução". o Mais Médicos porém não tem agradado a todos. O Ministério Público do Trabalho entrou com uma ação contra o programa que priva esses médicos a alguns direitos trabalhistas essenciais. A nossa saúde teria mais chances de acender se, ao invés de trazermos médicos de fora, investíssemos nos estímulos aos médicos brasileiros, que possuem competência sim para cuidar da nossa saúde.

Hospital público da Bahia (foto: José Henrique Vailant)

Por último nesse top 3 de descaso, mas nem por isso menos importante está a Segurança. Cresce assustadoramente o número de sequestros, assaltos a mão armada, homicídios, e todas as outras manifestações de violência, e com isso não importa onde esteja o cidadão brasileiro que se sentirá ameaçado, inseguro, com medo. Mas "Um homem não pode viver com medo", e justamente por isso diria que não estamos vivendo, apenas sobrevivendo. Para por fim a essa situação é preciso além de reforçar a segurança, precisaria investir na erradicação das causas desse problema. O Brasil precisa deixar um pouco de lado o imediatismo e pensar em soluções a longo prazo, já que como nossos pais sempre dizem: "Prevenir é melhor que remediar."

Violência urbana no Rio de Janeiro. (foto: Rio Revolta)


Não basta porém mostrar os problemas que afligem o nosso país, é preciso colaborar para acabar com eles. Ajude, faça sua parte e acredite: ela é indispensável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!